LAB FUTUROS: Metodologia e Estrutura Inovativa
Programa LAB FUTUROS - InovativES
O Programa Lab Futuros_INOVATIVES é uma jornada pré-aceleradora que tem como foco a criação de modelos de negócios integrativos que contribuem diretamente com o desenvolvimento sustentável de territórios periféricos e desafios socioambientais no Estado do Espírito Santo.
Metodologia Aplicada
A metodologia proposta para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores sustentáveis é baseada na interseção da Teoria da Mudança com a Teoria U, em consonância com a metodologia Lean Startup. A partir desta união, são definidas três fases do desenvolvimento do empreendimento e, portanto, as fases do Programa de Pré-Aceleração do Lab Futuros.
Estrutura do Programa
O programa tem duração de 20 meses, divididos em três etapas principais:
Fase 1: Sensibilização/Mobilização e Engajamento (4 meses)
Planejamento Estratégico e Articulação Comunitária, onde se estabelece a Governança Colaborativa entre o projeto, os parceiros estratégicos, o ecossistema de inovação capixaba, o ecossistema de sustentabilidade capixaba e as comunidades/territórios de performance.
Fase 2: Pré-Aceleração e Inteligência de Dados (11 meses)
Esta fase inclui:
- Jornada de Sustentabilidade
- Desenvolvimento do Negócio
- Ideação, pré-operação, imersão e fase de teste
Fase 3: Reports, Prestação de Contas (3 meses)
- Relatórios Técnicos sobre a evolução das 20 iniciativas participantes
- Report Final da Inteligência de Dados Coletada no Projeto
- Evento DEMODAY
Entregas do Programa
O programa propõe executar pré-aceleração para 20 iniciativas, empreendimentos ou startups dos territórios periféricos da Grande Vitória, com as seguintes entregas:
- Pré-aceleração
- Meet Ups
- Ideathon
- Demoday
- Reports
Estudo de Materialidade
Além do desenvolvimento de negócios inovadores e sustentáveis liderados prioritariamente por pessoas periféricas, o projeto tem como uma de suas bases o estudo de materialidade de iniciativas e negócios sustentáveis no ES. O estudo analisará as características da produção de inovação e empreendedorismo nas periferias do Estado, especialmente aqueles com modelos de negócios caracterizados como NISA (Negócios de Impacto Socioambiental), necessidades, desafios e oportunidades de fomento e promoção sistêmica incluindo a econômico-financeira.